-
Arquitetos: Estudio Manuel Peredo, Juan Carlos de La Riva, Luis Carbonell, Mariano Maldonado; Estudio Manuel Peredo, Juan Carlos de La Riva, Luis Carbonell, Mariano Maldonado
- Área: 500 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Jerónimo Villar Uribe
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito da casa era criar um programa arquitetônico completo para o usuário principal em um único nível, priorizando as áreas comuns, terraços e vistas para o jardim.
A composição do projeto foi determinada pelo desnível natural do terreno (9 m). Este foi respeitado e resultou na divisão da casa em três níveis determinados pela topografia original. Na parte mais elevada está o acesso veicular e área de serviço.
No nível intermediário estão o dormitório principal, cozinha, copa, sala, banheiro, terraço e piscina. E no nível inferior estão os dois quartos de hóspedes, um terraço privado e banheiro/vestuário da piscina.
A estrutura da casa é mista misturando elementos de aço que permitem a completa abertura das áreas comuns (sala, copa e cozinha) para o terraço principal; paredes de alvenaria construídas com pedras integram o paisagismo com as paredes de concreto aparente pigmentado que imitam o tom original do terreno.
A arquitetura busca a integração da construção ao contexto desértico da área enquanto o jardim, através do sistema de irrigação e espécies escolhidas, contrasta de maneira dramática com as condições áridas, cirando um microclima que faz do projeto um oásis.